Sul de Minas Gerais é proveitoso para clima a dois no frio

0
2814

No alto da Serra da Mantiqueira, na divisa com o estado de São Paulo, Camanducaia fica mais charmosa com a chegada do inverno. A temperatura na montanha abre o apetite e desperta o clima de romance. Ideal para casais

(foto: Alvaro Duarte/EM)

Imagine um friozinho de 8,8°C. Pois é! No sul de Minas, a temperatura foi a menor registrada em Minas Gerais em 2019, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para os amantes das temperaturas baixas, Camanducaia, é um destino indispensável para desfrutar do frio e do clima de romantismo causado pela sensação térmica.

O município, com mais de 150 anos de emancipação, fica a 1,6 mil metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, bem na divisa de São Paulo com Minas Gerais, a pouco mais de 1 mil quilômetros de Brasília — cerca de 12 horas de viagem pela Rodovia Anhanguera e BR 050, é ideal para os turistas de inverno e amantes da cultura europeia, que se esbaldam no local. A cidade reserva atrativos naturais e históricos para descobrir e se encantar.

Clima atrai turistas amantes da cultura europeia(foto: Wikipedia/Reprodução)

O circuito gastronômico da cidade e seus distritos é bem eclético. Os restaurantes e bistrôs oferecem desde a mais tradicional comida mineira até pratos da culinária internacional, como a cozinha italiana e francesa. Opção é o que não falta para o paladar. Inclusive, com alimentos da região que dão um toque mais local aos pratos, muitas vezes, sofisticados.

Para quem gosta de visitar lugares especiais há uma cervejaria artesanal na cidade em que é possível vistar os processos de fabricação. O ponto alto é provar a bebida, que é a queridinha nacional. Existem também chocolaterias, alambiques, fazendas históricas da região e cachoeiras — perfeitas para a prática de esportes de aventura.

Resultado de imagem para A Pedra Redonda monte verde
A Pedra Redonda é um dos atrativos naturais(foto: Wikipedia/Reprodução)

A cidade abriga o mais elevado aeroporto do Brasil, que fica a 1,6 mil metros de altitude. Do local, é possível ver todos os picos de Monte Verde, distrito da cidade, do alto do mirante.

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é considerado a “Suíça mineira” por sua semelhança com a cidade europeia. É um dos melhores pontos turísticos da cidade para aquela dose de romantismo e contato com a natureza. Além disso, os costumes e a arquitetura colaboram para o ‘ar europeu’ em Monte Verde, aliado às baixas temperaturas. Com paisagem de serras e vegetação imponente, a vila oferece também a oportunidade da prática de ecoturismo e esportes de aventura. A principal atração do distrito é circular pela rua principal, a Avenida Monte Verde. A via concentra todos os restaurantes, lojas e serviços do município, é decorada com flores e as casas são em estilo europeu. Quem visita a cidade se sente em países como Suíça, Alemanha e Itália. No mais completo charme e bom gosto. 

Siga as trilhas 

Pedra Redonda

Famosa na região de Monte Verde, é uma das trilhas mais frequentadas, por seu mirante de tirar o fôlego. A trilha é de grau fácil, apenas no último trecho fica mais íngreme.

Pedra Partida
Com o mesmo acesso da trilha de Pedra Redonda, porém um pouco mais distante, é possível ter uma visualização da Pedra do Baú, localizada em São Bento do Sapucaí.

Platô
No sentido oposto da trilha que vai para a Pedra Partida, esse passeio é um pouco mais longo do que o da Pedra Redonda, mas é igualmente fácil, uma vez que não tem partes muito íngremes. Fica também no meio da trilha de quem vai para o Pico do Selado.

Pico do Selado
Trilha de grande distância e a mais alta da cidade. O Cume do Selado é restrito a escaladores. O pico fica a 2.083 metros acima do mar.

Chapéu do Bispo
Trilha mais fácil da região por ser em uma área de planície. A trilha chega até a base da Pedra do Chapéu do Bispo. 

Source: Sul de Minas Gerais é proveitoso para clima a dois no frio – Turismo