O Alquimista: novidade gastronômica em Monte Verde

0
1055

Restaurante O Alquimista abre novas possibilidades de paladar, e tem o Chef Edu Cardoso no comando da cozinha

Alquimista, que teve abertura em soft opening na última segunda feira (07) para alguns empresários e autoridades locais, é o mais novo restaurante da Estância Climática de Monte Verde, em Minas Gerais.

A proposta será a magia de cores, aromas, sabores, surpresas e, principalmente, experiências.  O novo endereço da cidade tem autoria de pratos assinados pelo Chef Edu Cardoso, e como investidor o respeitado empresário da hotelaria local, Valdir Ruppel, dono das pousadas Jardim da Mantiqueira e Pedras e Sonhos.

“O distrito de Monte Verde tem excelentes restaurantes, mas nosso objetivo é trazer ao público que frequenta a cidade, mais que trutas, fondues, racletes ou pizzas. Queremos proporcionar uma sensação de sabores e experiencias diferenciadas. Boa música, ambiente refinado, pratos elaborados e finalizados na frente dos clientes”, comenta Cardoso.

Alquimia de sabores e apresentação dos pratos será o foco principal

Uma das coisas mais importantes é ter interesse e curiosidade pela cultura gastronômica. A palavra gastronomia significa “o ensino e o aprendizado da arte culinária”. Fundamental é não somente estudar as técnicas, mas as razões pelas quais elas existem.

A moda agora é a alta gastronomia, que significa alta qualidade, altas técnicas e produtos incríveis nas mãos de chefs que fazem coisas maravilhosas. A cozinha do Brasil está começando a chegar nas pautas do dia a dia. Os brasileiros precisam identificar as cozinhas regionais de uma forma melhor e abraçá-la, amá-la, ao invés de tentar transformá-la em outra coisa. Precisamos ter orgulho da cozinha caipira, dos produtos de Minas Gerais, dos aromas e sabores da Amazônia, do sabor e da maciez das carnes do sul, das frutas, verduras e legumes frescos. Aproveitar pratos clássicos, que têm uma conexão com a cultura, e introduzir novas técnicas, de alta gastronomia.

“A gente não quer trocar nada. O que nos faz brasileiros somos nós mesmos. O que precisamos fazer é elaborar melhor, transformar e dar uma nova maquiagem, lapidar, envolver, crescer da maneira como o mundo gastronômico está crescendo, mas nunca perder o charme, o cheiro e principalmente o paladar de nossa cozinha”, diz Edu Cardoso.

Foco em projetos sociais e na formação de jovens

Quanto mais se debate a importância da conexão entre o chef e o produtor, mais protegemos a culinária de raiz. Um chef não pode desprezar os temperos das pequenas propriedades rurais, as frutas de época, os legumes da estação. “Nosso país tem tudo. Cores, sabores, texturas dos mais variados”, ressalta o chef Cardoso.

“Além disso, temos de formar novos profissionais. Fomentar, ajudar em projetos sociais e proporcionar ao público mais que uma simples refeição, mas sim uma verdadeira experiência”, conclui.

O Alquimista tem a intenção de ajudar Monte Verde e Camanducaia a realizar um trabalho de estudo a jovens, com o Instituto Chucrutes e o Gostonomia. O primeiro é pra formar e despertar nas crianças o gosto pela gastronomia e o segundo uma formação para jovens que queiram ingressar nessa arte de vez. Para isso, Eduardo Cardoso fará nas primeiras semanas de janeiro uma reunião com a prefeitura de Camanducaia, para sensibilizar o poder público sobre a possibilidade de uma verdadeira parceria educacional.

Cardápio inovador que atende a todos os paladares

O Cardápio viaja pelo mundo de sabores, cores, texturas e aromas. Um dos destaques será o Polvo Mediterrâneo, o Tutu à Mineira do Alquimista, Moqueca de Banana da Terra, novidade vegana, Pera Belle Helene, de sobremesa. O restaurante terá um cardápio delivery que atenderá todo tipo de público. Desde crianças, jovens e adultos, numa proposta contemporânea.

Serviço:
O ALQUIMISTA

Avenida Monte Verde, nº 541
(11) 96914-8583 ou (35) 98708-8072

Postado por Camila Karam no dia 15/12/2020 às 08:57