10 cidades brasileiras para se sentir na Europa

0
1342

Com as restrições impostas pela União Europeia aos turistas brasileiros devido à pandemia, viajar a países como a Itália e Alemanha não é permitido atualmente, mas o Brasil conta com muitos destinos parecidos com cidades europeias. A Civitatis selecionou 10 deles espalhados pelo país.

Arquitetura típica alemã em Blumenau 

Vila Germânica em Blumenau, Santa Catarina ( Shutterstock )

 

 

Madrid, Espanha,16/03/2021 –

Viajar para a Europa é o sonho de muitos brasileiros e aqueles que já estiveram no Velho Continente repetem a viagem com frequência. Com as restrições impostas pela União Europeia aos turistas brasileiros devido à pandemia, viajar a países como a Itália e Alemanha não é permitido atualmente, mas o Brasil conta com muitos destinos parecidos com cidades europeias.

Por isso, a Civitatis, empresa que atua na distribuição on-line de visitas guiadas, excursões e free tours no mundo inteiro, preparou uma lista das 10 cidades brasileiras para se sentir na Europa.

1. Blumenau (Santa Catarina)

Fundada em 1850 por um imigrante alemão, esta cidade do Vale do Itajaí mantém fortes raízes germânicas e a maior parte da população é descendente de alemães. A arquitetura, os costumes e as festas remetem ao país europeu e Blumenau se destaca especialmente por sediar anualmente a maior Oktoberfest fora da Alemanha.

Quem não tiver a oportunidade de visitar a cidade durante a festa da cerveja poderá conhecer algumas das suas cervejarias e bares, assim como o Jardim da Cerveja, inspirado nos biergarten. Mas Blumenau também é um ótimo destino para quem gosta de museus e natureza.

2. Holambra (São Paulo)

O próprio nome dessa cidade do interior de São Paulo indica a forte presença da Holanda em sua história. Os colonos holandeses que fundaram Holambra decidiram deixá-la parecida com o seu país de origem na tentativa de amenizar a saudade e por isso é possível encontrar muitas semelhanças entre os dois lugares.

Holambra é conhecida como a “cidade das flores” e não faltam tulipas. Além disso, é possível ver moinhos e casas similares às holandesas, que se destacam por serem estreitas e altas.

3. Alcântara (Maranhão)

Com uma trágica história relacionada à escravidão, Alcântara foi a residência de aristocratas e uma das cidades mais ricas do estado entre os séculos XVIII e XIX.

Apesar de conservar diversas construções dessa época, muitas se tornaram ruínas que dão a Alcântara uma imagem ainda mais misteriosa. Entre aquelas que se mantêm em pé se destaca o Museu Casa Histórica de Alcântara, um sobrado construído no século XIX por um imigrante português e que, além da arquitetura típica da época, abriga móveis, pratarias, porcelanas e outros objetos históricos.

4. Paraty (Rio de Janeiro)

Uma das cidades mais charmosas do Rio de Janeiro, Paraty se destaca tanto por suas belezas naturais quanto pela arquitetura colonial. Fundada no século XVI, Paraty foi a cidade escolhida por muitos portugueses para residir e ganhou importância econômica ao estar no caminho entre a cidade do Rio de Janeiro e Minas Gerais na época da descoberta do ouro.

Seus casarões com portas e janelas coloridas atraem visitantes o ano inteiro, especialmente durante a FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty. Os visitantes se sentem como se estivessem em uma cidade pequena de Portugal.

5. Domingos Martins (Espírito Santo)

Esta cidade capixaba reúne o melhor das duas imigrações que marcaram sua história a partir do século XIX. Localizada na região serrana do estado, Domingos Martins mantém construções de estilo alemão e, inclusive, promove festas temáticas germânicas. A cidade também recebeu imigrantes italianos, algo que pode ser facilmente notado na gastronomia local.

Além disso, Domingos Martins se destaca pelas belezas naturais, especialmente pelo Parque Estadual Pedra Azul, uma reserva com 1.240 hectares onde é possível fazer diversas trilhas.

6. Pomerode (Santa Catarina)

O nome desta cidade catarinense já nos dá pistas da sua origem, já que a região da Pomerânia está no norte da Polônia e da Alemanha e foram os imigrantes desse segundo país que colonizaram Pomerode. A maior parte da população é descendente de alemães e fala o idioma dos antepassados.

O grande destaque fica para a arquitetura de estilo germânico do início do século XX, mas a cidade também se destaca pela gastronomia e cultura. Além disso, Pomerode faz parte do Vale Europeu Catarinense, portanto, um passeio pela região é capaz de fazer qualquer um se sentir no Velho Continente.

7. Campos do Jordão (São Paulo)

Situada a 1.700 metros de altitude, Campos do Jordão é conhecida como a “Suíça Brasileira” por seu clima ameno com temperaturas que podem chegar a ser negativas. A gastronomia dessa cidade tem influência europeia, com destaque para os fondues e as cervejas.

A arquitetura de Campos do Jordão também atrai visitantes, especialmente durante o inverno. Nessa época do ano, a cidade também promove eventos musicais. Entretanto, para quem prefere visitá-la com mais tranquilidade, o ideal é escapar do inverno.

8. Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

Uma das cidades mais famosas da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves guarda as marcas da colonização europeia, com destaque para a italiana. Com uma importante produção de vinhos, passeando por essa cidade gaúcha é possível sentir como se estivesse na Toscana.

9. Monte Verde (Minas Gerais)

Instalado na cidade mineira de Camanducaia, o distrito de Monte Verde chama a atenção tanto por suas construções de estilo europeu quanto pelas belezas naturais, já que a cidade está em plena Serra da Mantiqueira. A região oferece diversas atividades de ecoturismo, como trilhas e passeios de quadriciclo.

Em Monte Verde, houve uma imigração significativa de letônios, mas também oferece opções gastronômicas de outros países da Europa, como é o caso da alemã. A região é uma ótima opção para quem gosta de temperaturas mais amenas.

10. Penedo (Rio de Janeiro)

No Brasil são comuns as colônias italianas, alemãs, portuguesas; mas o Rio de Janeiro guarda uma colônia muito especial, a finlandesa. Sua história é inusitada: o finlandês Toivo Uuskallio recebeu um chamado para desbravar terras mais cálidas e se instalou em Penedo, onde fundou uma comunidade para viver em harmonia com a natureza no início do século XX.

Penedo mantém uma arquitetura e cultura similares às dos países europeus, com destaque para as fábricas de chocolate.

A Civitatis atua na distribuição on-line de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 50.000 atividades em 2.250 destinos divididos em 135 países. Desde seu nascimento em 2008, a Civitatis cresceu até superar os 6 milhões de clientes.

Website: https://www.civitatis.com/br

Origem: 10 cidades brasileiras para se sentir na Europa | Jornal O Semanário Regional