Turistas Ecológicos são a alternativa para estas Férias de Verão

0
1914

Turistas de todo o país são atraídos pelo Sul de Minas são atraídos pela natureza exuberante, aventura, tradição e hospitalidade.

Turismo Ecológico

Turistas ecológicos são atraídos para o Sul de Minas

Fim do ano letivo! Finalmente as férias chegaram! Para estudantes e familiares esse é um período bastante esperado, em que se aproveita o recesso escolar para compartilhar mais tempo juntos. Momento de viajar, sair da rotina e de controvérsias. Cada filho quer conhecer um lugar diferente, com gostos específicos e os pais, além de conciliar esse turbilhão de interesses ainda precisam adequar a viagem ao orçamento da família.

Com a crise que atinge o país, aliar diversão e preços baixos é primordial para planejar as férias. Os roteiros tradicionais como as cidades litorâneas, além de mais caros no período de alta temporada, são um teste árduo aos limites dos turistas à todo momento: trânsito pesado, fila na padaria, na farmácia, para comprar água e muito sol e calor escaldante na areia lotada.  É a viagem dos sonhos de muita gente, sem dúvida, mas quem quer fugir um pouco do convencional, a opção pode estar nas cidades do interior de Minas Gerais.

A funcionária da agência CitBrazil em Alfenas, Mirian Guimarães, diz que a região é rica em ecoturismo e há muitas cidades que podem oferecer um período de férias com ar puro, muito verde, tranquilidade e à um preço mais acessível. “Ás vezes o melhor passeio está mais perto do que pensamos”, afirma a atendente.

E ela tem razão! Minas Gerais é um estado de muitas tradições, belas paisagens, culinária saborosa e gente hospitaleira. O Sul do estado se destaca pela localização privilegiada, equidistante de capitais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Uma temporada por aqui renova as energias, em um ambiente naturalmente tranquilo, mas nem por isso chato ou sem emoção. Algumas cidades possuem tudo isso e ainda infraestrutura apropriada para receber os visitantes.

Foto: Site Muita Viagem

Foto: Site Muita Viagem

É o caso de Monte Verde, distrito de Camanducaia, com cerca de 4 mil habitantes. Localizado em meio à serras mineiras, à 1.600 metros de altitude, o lugar tem características tipicamente europeias. A sensação do turista é de estar nos Alpes Suíços. Com o clima típico das montanhas, as temperaturas são amenas, mesmo durante o verão, o que remete ao romance, ao descanso e ao contato mais próximo com a natureza.

Foto: Marlon Arantes

Foto: Marlon Arantes

Aiuruoca é outra dica interessante para quem deseja a tranquilidade do interior. O município com mais de 6 mil habitantes faz parte do Parque Estadual da Serra do Papagaio. O nome diferente vem do tupi e significa “casa do papagaio”. A cidade que compõe o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira é propícia para o ecoturismo. Os bosques de araucárias e as mais de 80 cachoeiras catalogadas ali, formam o cenário perfeito para a prática de esportes como off road, mountain bike, rapel, escalada, boia cross e tantos outros.

Foto: Site Roteiro de Imagens

Foto: Site Roteiro de Imagens

Já Gonçalves é conhecida como a “pérola da Mantiqueira”. Com pouco mais de 4 mil habitantes, recebe a visita de milhares de turistas anualmente, que chegam em busca de tranquilidade e tradição. A cidade integra o Circuito Serras Verdes do Sul de Minas e conta com 1.200 leitos para acomodar seus hóspedes. Além dos picos e corredeiras do Rio Capivari, o lugarejo é rico no artesanato em madeira, palha, fibra de bananeira e argila. Suas festas religiosas preservam toda a cultura mineira, com muita fé e devoção.

Foto: Site Mochileiros

Foto: Site Mochileiros

A cidade de Itamonte tem cerca de 14 mil habitantes e faz divisa com cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Está localizada no Parque Nacional do Itatiaia. O ponto turístico principal é a Pedra do Sino, há mais de 2.600 metros. Suas águas límpidas e geladas são ideais para a criação de trutas arco íris, peixe da família do salmão, originário do Alasca e do Canadá. O lugar é conhecido pela prática da pesca esportiva e pela variedade de pratos elaborados com a truta, que aguça o paladar de turistas de todo o país.

O Sul de Minas tem ainda cidades tipicamente turísticas como Poços de Caldas, Boa Esperança, Varginha, Caxambu, Pouso Alegre, entre tantas outras que também podem ser ótimas opções. Cada qual com seus atrativos e belezas naturais. Para conhecer outros lugares interessantes, acesse o aplicativo da CitBrazil e planeje já as suas férias.

Fonte: Turistas Ecológicos são a alternativa para estas Férias de Verão