Meteorologia alerta para clima seco em Minas Gerais

0
159

Umidade relativa do ar na Região Metropolitana de BH deve ficar em 30%, enquanto na Região Norte do estado, os índices podem ficar abaixo de 20%

Cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Norte, Noroeste, Central e Triângulo Mineiro devem registrar clima seco com a umidade relativa do ar com índices variando entre 20 % e 30% nesta terça-feira.
O alerta é do meteorologista Heriberto dos Anjos, do PucMinas/TempoClima e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte.
Na Grande BH, a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30% no período da tarde, com possibilidade de índices ainda mais baixos na capital mineira. Nos municípios das Regiões Noroeste, Central e Triângulo Mineiro, a umidade também deve fiar em torno de 30%.

O caso mais crítico nesta terça-feira, de acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, é na Região Norte de Minas Gerais, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.
De acordo com a Comdec, a população precisa redobrar os cuidados até a próxima sexta-feira, prazo final para o alerta de clima seco. Neste período, a Defesa Civil recomenda alguns cuidados específicos:
  • Beba muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)

Previsão do tempo

Não deve chover em Minas Gerais nesta terça-feira. O céu deve permanecer ensolarado em praticamento todo o estado, com exceção para a Região Sul, que deve ter céu nublado.
Jair Amaral: EM/DA Press

Em Belo Horizonte, os termômetros marcaram 13 graus no início da manhã e, durante o dia, a temperatura não deve passar de 24 graus.

As cidades de Januária, São Romão e Mocambinho, no Norte de Minas, devem ter temperatura de 32 graus nesta terça-feira. Em Monte Verde, no Sul do estado, foi registrada a menor temperatura da terça-feira em Minas Gerais, com termômetros marcando 3 graus.

De acordo com o PucMinas/TempoClima, o frio permanece nas manhã e durante as madrugadas e não há previsão de chuva para Minas Gerais nesta semana.

*Sob supervisão do editor Benny Cohen