Muita chuva em MG esta semana

0
1850

BH: maior volume de chuva em setembro em 6 anos

A semana é de alerta para temporais em diversas regiões de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o Sudeste do Brasil e nuvens carregadas voltam a se formar também sobre Minas Gerais.

O Sul de Minas teve fortes pancadas de chuva nesta segunda-feira. Em 4 horas de chuva, Monte Verde acumulou cerca de 31 mm e Maria da Fé, 26 mm. Em São Sebastião do Paraíso choveu 14 mm em apenas 1 hora.

 

 

 

Nesta terça-feira a previsão é de diminuição da chuva sobre o sul mineiro, mas as outras regiões de Minas Gerais ficam sujeitas a temporais. O Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, a Zona da Mata Mineira e a Grande Belo Horizonte são as regiões com maior risco de ter chuva forte e volumosa. Além da chuva forte, com potencial para alguns alagamentos em áreas urbanas, há risco de raios, de ventos fortes e até queda de granizo.

Estas áreas de instabilidade vão provocar chuva sobre quase todo o estado de Minas Gerais na quarta-feira, mas a quinta e na sexta-feira, as áreas de chuva vão se concentrar sobre o norte e nordeste mineiro. O noroeste, o Vale do Jequitinhonha e do Rio Doce voltam a ter chuvas fortes.

O mapa mostra a estimativa de chuva sobre o Sudeste até o dia 8 de outubro. As manchas em verde representam volumes de 100 mm ou mais que poderão ser acumulados em 5 dias. Se a previsão se confirmar, várias áreas mineiras poderão acumular em cinco dias quase toda a média de chuva normal para outubro. No caso de Belo Horizonte, a média fica varia de 120 a 140 mm.

 

 

 

Previna-se dos problemas causados pelo tempo severo: Climatempo Consultoria

 

BH: maior volume de chuva em setembro em 6 anos

Não sem pode dizer que setembro de 2016 foi chuvoso em Belo Horizonte, embora o mês tenha terminado com 61% de chuva acima da média normal que é de aproximadamente 40 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 65,4 mm acumulados em setembro, mas quase toda a chuva, 44,1 mm, caiu durante o temporal que caiu na noite de 25 de setembro.

Setembro 2016 terminou sendo o setembro com maior volume de chuva desde 2016 quando choveu 71,0 mm.

 

Conheça o circuito de artesanato entre MG e SP

 

Fonte: Muita chuva em MG esta semana – Categoria – Notícias Climatempo