Mapa de MG reduziu de 466 para 285 o número de municípios das regiões turísticas
O Mapa do Turismo de Minas Gerais foi modificado. O estado reduziu de 466 para 285 o número de municípios participantes de suas 40 regiões turísticas. Segundo o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, esta mudança contribui para melhoraria da capacidade do Ministério do Turismo (MTur) de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, a fim de desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados”.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.
Os 285 municípios de Minas Gerais presentes no Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias, e o instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
As cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Camanducaia, que abriga o famoso distrito de Monte Verde, foi classificada no mapa na categoria B. Extrema aparece na categoria C. Ambas as cidades fazem parte da região turística “Serras Verdes do Sul de Minas”, assim como Cambuí, que está na categoria C, e Toledo, classificada como D.
O Mapa do Turismo Brasileiro pode ser acessado no link:http://mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.
Fonte: Camanducaia, Extrema, Cambuí e Toledo aparecem em novo Mapa do Turismo | Gazeta da Cidade