Umidade relativa do ar sobe, mas Belo Horizonte segue em estado de atenção

0
1528

Belo Horizonte completa nesta quinta-feira o 79º dia sem chuvas significativas. E a previsão para os próximos dias não é animadora. Não há previsão de precipitações na capital mineira. O tempo seco vai prevalecer. A estiagem vem provocando quedas a umidade relativa do ar. Hoje, os índices melhoraram em relação a quarta-feira, o segundo dia mais seco do ano, e atingiram 30%. O valor ainda é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde.

Havia uma expectativa para chuva nesta quinta-feira, mas a previsão não se confirmou. “Um sistema passou pelo litoral e favoreceu o transporte de umidade para a Região Central de Minas. Agora, está se deslocando para o Leste do Estado. Por isso, continua sem perspectiva de chuva para os próximos dias na capital mineira”, afirma a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As nuvens fizeram a temperatura máxima cair em Belo Horizonte nesta quinta-feira. Os termômetros alcançaram 28ºC, abaixo dos 31,5ºC de quarta-feira. Já a umidade relativa do ar aumentou. Ontem, os índices ficaram em 20%, o que fez a cidade ter o segundo dia mais seco do ano. Ficou atrás somente de 18 de julho, quando a umidade relativa do ar chegou a 19%.

Pelos padrões da OMS, a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Os índices baixos estão sendo provocados, principalmente, por causa da estiagem. A última chuva em Belo Horizonte aconteceu em 4 de junho. “Vamos persistir na condição de estado de atenção. Estamos com índices baixíssimos que vão continuar até a termos a ocorrência de chuva. Não para afirmar que só vai chover em outubro, podemos ter a passagem de um sistema mais forte e ter as precipitações. Mas, por enquanto, sem perspectiva nenhuma”, afirma Anete Fernandes.

Frio

O deslocamento da frente fria também fez cair a temperatura na Região Sul de Minas Gerais. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, os termômetros marcaram 0,7ºC. “Temos a perspectiva de geada para amanhã (sexta-feira)”, alerta a meteorologista. Para o interior, a previsão é de chuva somente para o Leste do Estado.

 

Fonte: Estado de Minas