Hotéis e pousadas de Monte Verde retomam atividades com restrições estabelecidas pela prefeitura

0
1346

Autorização vale a partir desta segunda-feira (25) e ocorre uma semana depois da Prefeitura de Camanducaia (MG) ter decretado fechamento de serviços não essenciais.

Hotéis e pousadas de Monte Verde retomam atividades com restrições estabelecidas pela prefeitura

Divulgação/Mirante da Colyna

Os hotéis e pousadas de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), retomaram as atividades nesta segunda-feira (25). A decisão ocorre uma semana depois da prefeitura ter decretado o fechamento de serviços não essenciais para conter o avanço da Covid-19. De acordo com a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e região (Move), mais de 600 estabelecimentos voltaram a funcionar com a publicação do novo decreto pela administração municipal.

Os hotéis o pousadas de Monte Verde podem funcionar, segundo o novo decreto, com até 60% da capacidade total dos estabelecimentos. As áreas de lazer dos locais, no entanto, não poderão funcionar, conforme definido no documento.

A presidente da Move, Rebecca Wagner, explica que o retorno das atividades foi possível após uma negociação com a administração municipal. A agência enviou um ofício à prefeitura e se reuniu com o Rodrigo Alves de Oliveira (PMDB), apresentando um plano de retomada com sugestões que resguardassem tanto a população local, quanto seus visitantes.

“As medidas de restrição total foram tomadas devido à falta de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] na região, a dificuldade de transferir pacientes, o risco de abastecimento de oxigênios, um cenário realmente preocupante. Respeitamos as orientações das autoridades de saúde e, para garantir o funcionamento do comércio e a saúde dos nossos moradores e visitantes, precisamos contar com a colaboração de todos no cumprimento das regras impostas”, afirma a presidente.

Pousadas e hotéis de Monte Verde (MG) recebem autorização para voltarem a funcionar  — Foto: Divulgação/Pousada Mirante da Colina

Pousadas e hotéis de Monte Verde (MG) recebem autorização para voltarem a funcionar — Foto: Divulgação/Pousada Mirante da Colina

As restrições citadas por ela foram decididas em conjunto com outros municípios vizinhos, como, por exemplo, Estiva, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Cambuí e Itapeva. Em Monte Verde, comerciantes chegaram a protestar contra as medidas.

Novo decreto

 

Além da limitação de ocupação e da restrição de áreas de lazer, o novo decreto assinado pelo prefeito estabelece toque de recolher das 23h às 6h, ficando proibida a circulação de pessoas em vias públicas.

O documento determina também que todos os estabelecimentos e serviços destinados à atividade de turismo devem, obrigatoriamente, estar cadastrados no sistema nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Eles devem possuir, ainda, o Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo, além de manter as informações devidamente atualizadas.

O decreto prevê multa de R$ 50 para quem não usar máscaras de proteção facial. Além disso, multa de R$ 1 mil a pessoas confirmadas com Covid-19, ou com suspeita, que não cumprirem o isolamento social.

Covid-19 em Camanducaia

 

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Camanducaia contabiliza 1.322 casos de Covid-19, sendo 16 mortes em decorrência da doença.

Origem: Hotéis e pousadas de Monte Verde retomam atividades com restrições estabelecidas pela prefeitura | Sul de Minas | G1